Vice-prefeito de SC será indenizado após sofrer homofobia

A ofensa ocorreu nas redes sociais no ano de 2020, quando o político concorria ao cargo no município de Antônio Carlos (SC)
Felipe Schimtz (foto) se tornou o vice-prefeito mais jovem eleito em Santa Catarina, aos 23 anos, em 2020 - Imagens : Reprodução | Facebook

Uma moradora de Santa Catarina terá que indenizar o vice-prefeito da cidade de Antônio Carlos, Filipe Schmitz (MDB), em R$ 5 mil, por danos morais devido comentários homofóbicos publicados nas redes sociais na época em que o parlamentar concorria ao cargo político, na eleição de 2020.

A mulher é irmã de um dos políticos que também concorriam no pleito que Schmitz saiu vitorioso.

"Infelizmente o que vocês têm a oferecer? Um 'viado' como vice?", escreveu ela nas redes sociais debatendo com outra pessoa em um vídeo de campanha de Schmitz.

Na sequência a pessoa com quem a mulher discutia sugeriu que ela apagasse o comentário, o que ela se negou.

"Não tenho o por quê apagar querida, toda a cidade sabe! Com certeza o primeiro evento que vai ter na cidade vai ser um movimento LGBT".

Print da conversa em comentários de um vídeo na rede social em que mulher chama Filipe Schmitz de 'viado' - Imagem : Reprodução
Na segunda parte da conversa, a mulher debocha e diz que primeiro evento na cidade seria voltado à população LGBT, caso a chapa de Schmitz vencesse o pleito de 2020 - Imagem : Reprodução

A juíza Luciana Santos da Silva afirmou na setença que "as expressões foram proferidas com intenção de humilhar, desrespeitar, com intuito depreciativo e afrontoso à dignidade do ser humano, capaz de causar sofrimento".

Schmitz se manifestou nas redes sobre a decisão. " Homofobia é crime . Não podemos ficar omissos. As pessoas têm que entender isso e arcar com as consequências. A sentença é uma conquista de toda a sociedade. Em pleno século 21 ofender alguém por sua identidade sexual é inadmissível".