Ex-jogador de rúgbi da Nova Zelândia é o primeiro a se assumir gay

Campbell Johnstone recebeu elogios pela coragem e por ‘abrir caminhos’ para pessoas no futuro
Neozelandês Campbell Johnstone (foto) se tornou o primeiro atleta de rúgbi a se assumir gay publicamente - Imagem : Reprodução

O ex-jogador de rúgbi da Nova Zelândia Campbell Johnstone, de 43 anos, se tornou o primeiro All Black (como são conhecidos os jogadores da Seleção Neozelandesa) a se assumir gay publicamente, nesta segunda-feira (30 de janeiro).

Em entrevista ao Seven Sharp da TVNZ, Johnstone contou que já havia revelado sobre sua sexualidade para amigos e familiares muito tempo antes de fazê-lo publicamente no programa.

Se eu puder ser o primeiro All Black a se assumir como gay e tirar a pressão e o estigma em torno do assunto, isso pode realmente ajudar outras pessoas”, disse Johnstone.

Então o público saberá que há um entre os All Blacks… e pode ser uma das peças finais no quebra-cabeça esportivo que encerra todos”, acrescentou.

O também ex-jogador e atual executivo-chefe do New Zeland Rugby, Mark Robinson, elogiou Johnstone, ele acredita que a “força e visibilidade de Johnstone abrirão caminho para outros no esporte ao redor do mundo”.

O rugby é um esporte acolhedor para todos e um lugar onde as pessoas devem se sentir seguras para serem quem são. Sabemos que existem pessoas que nem sempre se sentiram confortáveis ​​em ser quem são no rugby. Queremos ser claros, não importa quem você ama, o rúgbi protege você”, acrescentou Robinson.