parada LGBTI+ SÃO PAULO SEUS DIRETOS Bear plus magazine

Porto Alegre recebe ambulatório especial para pessoas trans e travestis

Bandeira da comunidade trans - Foto: Divulgação
Agosto 10 / 2019

Porto Alegre recebeu nessa quarta-feira (7 de agosto) o primeiro ambulatório para atendimento de homens e mulheres trans e travestis. O Ambulatório T fica no 2º andar do Centro de Saúde Modelo e será atendido por dois médicos residentes e um grupo formado por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, médicos sanitaristas e biomédicos.

A assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Simone Ávila, explicou ao G1 que “a expectativa inicial é oferecer 80 atendimentos mensais”.

O local disponibilizará consultas, exames, hormonização, acolhimento, roda de conversa e encaminhamento para atendimento psicoterapêutico e para cirurgia de redesignação sexual ou adequações corporais do Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero (Protig) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O coordenador-geral do grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, o psicólogo Vincent Goulart, disse que a iniciativa é “humanizadora”.

“É comum uma pessoa trans ou travestis serem barradas na porta de um serviço, passarem por humilhações e outras situações de violência pelos próprios profissionais”, apontou. “O ideal é que um ambulatório não fosse necessário e que todos os outros serviços pudessem dar conta destas demandas. Este serviço assume uma perspectiva de ouvir a pessoa e suas necessidades”, destacou.

Fonte: G1

contador de acesso grátis
Bear Plus Magazine

Criada em 2007 é a publicação mais antiga do projeto Bear que se iniciou como um blog e á partir de 2010 passou ser um site (com.br) e um ano depois foi lançada a primeira edição em PDF (online) que hoje é a única que estar no mercado da comunidade ursina no país! Atualmente é a principal rede de comunicação bear do Brasil e na América do Sul.